sábado, 20 de junho de 2009

As castas na Índia




O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e noutros países e populações de religião Hindu. Embora geralmente identificado com o hinduísmo, o sistema de castas também foi observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos. A Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. Barreiras de casta deixaram de existir nas grandes cidades, mas persistem principalmente na zona rural do país.  (ao lado representação do deus Ganesha, com as 4 castas do hinduísmo)







Originalmente, as castas eram apenas cinco:

1. os brâmanes (Sacerdotes, letrados, nasceram da cabeça de Brahma) – é um membro da casta sacerdotal hindu. A palavra não deve ser confundida com o deus Brahma ou Brahman, embora o termo brâmane signifique literalmente "aquele que realizou / tenta realizar Brahman - a divindade". Segundo o Purusha Sukta, canto à glória de Vishnu, os brâmanes surgiram da boca do purusha. A teoria da invasão ariana(na verdade migração "invasiva"), questionada nos meios acadêmicos judaicos e dravídicos/sul-indianos, depois das explorações arqueológicas no Harappa (civilização fundada por proto-árias e pré-árias da Ásia Central, já que o homeland Dravídico fica no Sul da Índia e não no Norte do Paquistão), propunha que os brâmanes e as outras duas castas superiores: xátrias (guerreiros) e artesãos, fossem formadas pelos arianos invasores, e as castas inferiores: trabalhadores braçais, pelos dravidicóides nativos do Sul da Índia, levados pra lá como escravos de pele escuróide. Uma quinta casta, os intocáveis, seria constituída pelas tribos que se rebelaram contra os invasores, tal como aqueles que não respeitavam a pureza natural das castas. De acordo com Vishnusmriti (2-1.17), "um Brâmane ensina os Vedas. Um Brâmane se sacrifica por outros e recebe deveres da alma. Comuns a todas as castas são a reverência para com os deuses e Brâmanes”. Sendo membros da casta mais alta, os brâmanes gozaram historicamente de posição social privilegiada - independente de sua riqueza.
 
2. os xátrias (guerreiros, nasceram dos braços de Brahma) – constituem a ordem militar e governante do tradicional sistema social védico-hindu, tal como definido pelos Vedas e pelo Código de Manu. Os Senhores Críxena, Buda e Mahavira pertenceram a esta casta. De início, na antiga sociedade védica, esta posição era obtida por meio dos méritos da aptidão, da conduta e da natureza de uma pessoa. Os primórdios da literatura védica citam os xátrias como o nível mais alto entre as castas, seguidos dos brâmanes (sacerdotes e professores da lei), depois dos vaixás (mercadores) e dos sudras (artesãos e operários). O movimento de indivíduos e grupos de uma casta para outra não era incomum; a nomeação para uma casta superior constituía uma recompensa reconhecida por serviços prestados aos governantes. Com o passar do tempo, tornou-se hereditária. Na época moderna, a casta dos xátrias inclui uma ampla classe de grupos que diferem entre si quanto ao status e funções mas que são unidos por reclamar o governo, por guerrear ou por possuir terras.

3. os vaixás (comerciantes, nasceram das pernas de Brahma) – a missão essencial desta terceira classe é administrar, gerir os bens materiais sob tôdas as suas formas. Dominam o comércio interno e externo da India. Foi graças a eles que os têxteis, as pedras preciosas e outros produtos ou gêneros alimentícios abasteceram os mercados estrangeiros. Essa classe social, a mais importante da nação, corresponde à burguesia. A agricultura, a criação de gado e a indústria representam as suas principais atividades. São os únicos que podem praticar a usura, emprestando dinheiro a taxas que são melhores quanto mais alta a casta. Um brâmane paga 15% de juros enquanto um servo paga mais de 40%. Alguns tornam-se riquíssimos industriais e dominam a indústria pesada da Índia.

4. os sudras (camponeses, artesãos e operários, nasceram dos pés de Brahma) – são no sistema das castas da Índia, a quarta e mais baixa casta principal. Eles representam os camponeses, artesãos e operários da sociedade. Eles são seguidos dos intocáveis (também chamados de Dálits ou párias) que são a categoria que possui impurezas permanentes. Segundo a doutrina hindu são os pés de Bhrama estão abaixo dos váixas(comerciantes).

5. os dalits (poeira debaixo de todos os deuses) – são os "intocáveis", ou impuros, no sistema de castas hindu. Estão abaixo da última das quatro castas (a dos camponeses e artesãos). Hoje em dia esse sistema é menos rígido. Pessoas de origem dalits podem conseguir alcançar lugares de destaque na sociedade indiana. Os intocáveis na sociedade Hindu são aqueles que trabalham com trabalhos indignos, sujos. Vivem separados do resto das pessoas. Ninguém pode interferir na sua vida social, pois os intocáveis são os últimos no ranking social, são considerados menos que humanos e não são considerados parte do sistema de castas. Desde sempre, os dalits são condenados a trabalhos mais degradantes e mal pagos, apesar da luta de Gandhi, após a independência, e de inúmeras leis criadas na tentativa de eliminar ou amenizar os problemas que o sistema de castas acarreta. Todavia, essas leis revelam-se impotentes diante da tradição, e o sistema subsiste. O sistema de castas é a base do hinduísmo. A religião se torna, um poderoso elemento social disciplinador e apaziguador: virtude e resignação são as palavras-chave na postura moral do indivíduo. Para os intocáveis, só é permitido usar as roupas que acham no corpo dos mortos. Nas suas casas, comem de louças quebradas. Eles sofrem de restrições sociais extremas. Não podem rezar no mesmo templo, não podem beber da mesma corrente de água, eles poderiam poluir a água e indiretamente poluir as outras castas que bebessem dali. Nenhum intocável pode entrar no templo se houver a presença de alguém de uma casta superior - como os padres do templo, a casta mais superior, que nunca estão fora, os intocáveis na prática são barrados de entrar em templos ou outros lugares onde se pratica a religião.

                                     _______Atualmente________
Existem cerca de 3 mil castas distintas na Índia. A proliferação do número de castas se deve, principalmente, pelo crescimento populacional e também pelo dinamismo e diversidade das atividades produtivas, promovidas pelo crescimento econômico que o país vem passando nos últimos anos. Esse sistema tem como principal característica a segregação social, determinando a função das pessoas dentro da sociedade indiana.

Tal segregação resulta em desigualdade social, que é explicada pelo fato de um indivíduo não poder ascender para uma casta superior. Segundo o governo indiano, o sistema de castas não existe mais no país. Apesar do governo não admitir, a verdade é que esse sistema está presente na sociedade, interferindo diretamente na qualidade de vida da população indiana.

Origem: brasilescola.com   e   Wikipédia

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros